Digital Resource World News – Entertainment – Urandir News-

9ets News – Notícias Mundo & Urandir News-

9 et Urandir   News 2014   bcd97 2019 01 21t205542z 1540485535 rc1eaa579500 rtrmadp 3 spain child rescue    Resgate de menino que caiu em poço na Espanha chega à etapa mais delicada by Urandir Oliveira
Equipes de resgate perfuram túnel paralelo ao poço em que o pequeno Julen caiu. Engenheiro vê risco em operação. Guarda civil monitora área onde menino Julen, de 2 anos, caiu em poço na Espanha
Jon Nazca/Reuters
As equipes de resgates chegam nesta terça-feira (22) à etapa mais difícil da busca ao menino de 2 anos que caiu em um poço em Totalán, sul da Espanha. Nesta semana, os mineradores continuaram a escavar parte da perfuração paralela ao buraco onde o pequeno Julen caiu há oito dias.
A ideia é tentar abrir uma passagem na horizontal entre os dois túneis, na profundidade onde os socorristas acreditam estar o garoto.
Julen caiu de um poço com 25 centímetros de diâmetro e 107 metros de profundidade, o que levou a uma operação de resgate sem precedentes na história da Espanha. As autoridades e a família do menino esperam encontrá-lo com vida.
No entanto, esta fase final das operações é considerada, também, a mais difícil para os socorristas, informou a agência Reuters. “A parte mais perigosa, mais delicada, ainda precisa ser feita”, disse ao Canal Sur o engenheiro Juan Lopez Escobar.
“É um trabalho complicado, e vidas estarão em risco. Mas eles treinaram para isso e são os melhores”, declarou Lopez Escobar.
O risco aumenta porque há um pedaço do poço bloqueado com terra. Há o temor de que parte do solo tenha caído sobre a criança, o que diminuiria as chances de ela ser encontrada com vida.
Tensão no resgate
Uma broca é vista ao lado de escavadores e caminhões que retiram areia na área onde um menino caiu em um poço profundo em Totalan, na Espanha..
Jon Nazca/Reuters
As mais de 300 pessoas encarregadas de encontrar o menino fazem uma corrida contra o relógio ao encontrar diversas dificuldades ao longo de uma semana de buscas. Enquanto isso, a família, especialmente os pais, acompanhados por psicólogos, convivem com a angústia.
O presidente do Corpo de Bombeiros de Málaga, Francisco Delgado, explicou que foram revisados “todos os cenários possíveis” para haver “a resposta imediata para qualquer problema que possa surgir”.
“Aqui não pode haver nada ao acaso, pelo contrário. Chegamos a uma parte crítica na qual temos que nos garantir ao máximo”, ressaltou Delgado.
Depois que o túnel alcançar os 60 metros – altura projetada pelas equipes de resgate –, os escavadores devem entubar a perfuração para garantir a segurança e evitar desmoronamentos. A partir daí, os mineradores poderão entrar, em uma gaiola, para tentar salvar o garoto.
Mineradores e engenheiros espanhóis estão acompanhados de uma empresa sueca que ajudou a encontrar e resgatar 33 mineiros chilenos presos em uma mina perto de Copiapó, no Chile, em 2010.
Orações por Julen
Placa em forma de coração com o nome de Julen em local próximo ao poço onde o menino de 2 anos caiu em poço, na Espanha
Jon Nazca/Reuters
Pela Espanha, crianças e famílias fazem vigílias com velas acesas em oração pela vida de Julen. Antes do desaparecimento do menino, a família dele viveu outra tragédia com a morte do filho de três anos, vítima de parada cardíaca.
Menino preso em poço na Espanha
Alexandre Mauro/G1

9ets News e Urandir Notícias
Notícias Mundo fonte g1.globo.com notícias & Urandir news

digital resource Entertainment news- Urandir Notícias
sources: Entertainment news from reuters.com